Nossa Historia


O Grupo de Trabalho Nacional Participação Sociocultural de Povos de Terreiro surge da necessidade de discutir e sistematizar ações e metas a serem cumpridas pelo Plano de Trabalho do GT de Matriz Africana da Comissão Nacional de Pontos de Cultura/Ministério - MINC da Cultura.  A operacionalização dessas demandas e o desenvolvimento de ferramentas e estratégias têm como objetivo viabilizar o Plano de Trabalho Proposto à Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural/Minc, a partir de secretarias regionais criadas por lideranças de terreiro.
O objetivo desse GT é sistematizar as demandas de cada uma das 05 (cinco) regiões do país, de todos os estados e municípios,  para que a partir daí, tenha-se uma dimensão real de quais são as necessidades nacionais para participação sociocultural dos Povos de Terreiro.
Nossa principal meta é:
·         A realização do Fórum Nacional de Participação Sociocultural dos Povos de Comunidades de Matriz africana e a TEIA do GT de Matriz Africana. Desta forma, os Pontos de Cultura de Matriz Africana serão articuladas para a criação da Rede de Pontos de Cultura Afro-Brasileira e a implementação de um Programa de Cidadania Cultural para os Povos de Matriz Africana a partir do Programa Cultura Viva.
A partir da realização do Fórum teremos claramente um mapa das necessidades de quais as políticas públicas voltadas para os povos de terreiro.

Um comentário :